segunda-feira, 3 de março de 2008

Carlos Chagas



Chagas, Carlos (1879-1934), médico e sanitarista brasileiro, famoso pela descoberta da doença que leva o seu nome e pela erradicação da malária por meio de inseticidas. Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 9 de julho de 1879. Diplomou-se em medicina no Rio de Janeiro, em 1903. Um ano antes ingressou no Instituto Soroterápico de Manguinhos (atual Fundação Oswaldo Cruz), onde, a partir de 1917, assumiu a direção em substituição ao mestre e amigo Oswaldo Cruz.
Em 1905, a convite da Companhia Docas de Santos, organizou e chefiou uma campanha profilática contra a malária. Formulou a teoria domiciliar de transmissão, segundo a qual seria possível erradicar a moléstia com o uso de inseticida. Em 1909, quando chefiava uma comissão encarregada do combate à malária, iniciada em 1907, em Minas Gerais, descobriu o protozoário flagelado causador da tripanossomíase americana, ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz. Seu estudo dessa moléstia, que ficou conhecida mundialmente como doença de Chagas, foi o mais completo já realizado por um único pesquisador, e compreendeu todos os aspectos da doença: anatomia patológica, epidemiologia, etiologia, formas clínicas e meio de transmissão.
Em 1910, assumiu uma cadeira especialmente criada para ele na Academia Nacional de Medicina. Em 1912, um júri internacional lhe outorgou o prêmio Schaudinn, concedido à melhor pesquisa sobre protozoologia e microbiologia. Em 1918, chefiou no Rio de Janeiro a campanha contra a epidemia de gripe espanhola, que provocou a morte de 18 mil pessoas na cidade e de 300 mil pessoas em todo o Brasil. Em 1925, recebeu o prêmio Kummel (medalha de ouro) concedido pela Universidade de Hamburgo. Recebeu o título Magister honoris causa das universidades de Paris e Harvard. Em 1925, foi indicado professor de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Seus filhos Carlos Chagas Filho e Evandro Chagas (1905-1940) também se dedicaram à carreira científica.
Carlos Chagas morreu na cidade do Rio de Janeiro, em 8 de novembro de 1934.


Template by Rosângela Coelho - Só Templates